
Como é ser discípulo de Jesus?—é a pergunta de muitos.
Ora, é simples e terrível; e é tão terrível justamente porque é tãosimples; e gera tanto esforço justamente por isto; pois nada há tãodifícil quanto a simplicidade, nem que demande mais esforço quedescansar no descanso.
A tendência natural da alma humana é para oferecer os mesmossacrifícios de produção própria de Caim. Em Caim nasceu a religião. Eé no espírito da oferenda auto-justificada de Caim que ela épraticada.
É difícil não oferecer nada a Deus. É muito difícil apenas confiar queo sangue de outro cobriu você. É loucura para os gregos eintelectuais; é escândalo para os judeus e todos os religiosos.
Para ser discípulo de Jesus a pessoa tem que renunciar o "si-mesmo".Ora, isto significa desistir de si mesmo como "produção" de algo quecomova Deus.
Negar a "si-mesmo" é abandonar a presunção da persona.
Negar a si mesmo é o que se tem que fazer para que o 'eu' sejaalcançado, e, em seu estado mais verdadeiro, possa ser atingido peloamor de Deus.
Negar a si mesmo é deixar toda justiça própria e descansar na justiçade Deus; que antes de tudo é justiça justificadora.
Negar a si mesmo é abandonar a presunção de agradar a Deus pela imageme pelas produções próprias.
Quem quer negar-se a si mesmo?
Se alguém quiser, então, tome a sua cruz. Cruz? Que cruz? Ora, aúnica. A minha cruz será sempre me gloriar na Cruz.
Alguém diz: Mas não sobrou nenhum sacrifício para mim?
O sacrifício é aceitar que o Sacrifício foi feito e consumado.
Alguém pensa que isto é fácil?
Tente!
Sim, tente apenas e tão somente confiar que está pago e feito.
Tente crer que Jesus é suficiente, não como chefe de religião, mascomo o Cordeiro que tira o pecado do mundo todo.
Tente rejeitar todo pensamento de auto-justificação toda vez que vocêse vir tentado a se explicar para Deus e para os homens.
Tente apenas confiar na única Cruz, e, assim, levar a sua cruz, que éandar pela fé, nunca tendo justiça própria, senão a que vem de Deus.
Tente, e você verá como todos os seus sentidos se revoltarão, e comotodos os seus instintos se eriçarão, e você se sentirá inseguro, comose a Lei do Reino fosse a da Sobrevivência dos mais Aptos.
Sim, porque nos sentimos seguros no sacrifício de Caim, embora elenada realize diante de Deus. E nos sentimos muito inseguros na hora depraticar na vida o sacrifício de Abel.
Jesus disse "Está Consumado". E a nossa alma, em si mesma, pergunta:"O que mais eu devo fazer?"
Jesus terá que repetir Seu sacrifício todos os dias outra vez? Outerei eu de oferecer alguma coisa a mais?
Ora, se a pessoa consegue desistir do "si-mesmo", e tomar a sua cruz,então, Jesus diz que esse tal vai poder segui-Lo.
"Segue-me"—é o convite.
E aí? O que acontece? Fica tudo resolvido?
É claro! Está tudo resolvido; eu, agora, é que preciso aprender ausufruir o que já está consumado. Assim, tendo já tudo consumado emmeu favor, caminho para experimentar o que já está feito e pronto.
E como é esse caminho? Como se faz para seguir Jesus?
Ora, ande após Ele como Pedro....e os outros.
O discípulo é um ser em disciplina. Disciplina é o que o discípulo vaiaprender.
Que disciplina? A dos centuriões?
É claro que não. A disciplina que o discípulo vai aprender é amor.
Assim, no caminho, o discípulo cai, levanta, chora, questiona, seoferece para o que não deve, ambiciona ser maior, menor, mais amado,mais crido, mais usado, mais devotado, mais, mais... ; e, então, vaiaprender enquanto cai, enquanto erra, enquanto sugere equivocadamente,enquanto acerta, enquanto nega, enquanto corta orelhas, enquanto querfazer fogo cair do céu, e enquanto pensa que sabe, sem nada saber.
O caminho do discípulo é igual ao caminho dos discípulos no Evangelho,e acontece do mesmo modo; e só será discipulado se for igualmenteacidentado, exposto, aberto, equivocado, humilde, capaz de aceitar arepreensão do amor, e apto a aprender sempre sem jamais acreditar quese terminou qualquer coisa antes que se ouça: "Vem, servo bom e fiel;entra no gozo do teu Senhor".
O caminho do discípulo não está escrito em manuais e nem em cartilhasde igreja.
O caminho do discípulo é todo o chão da existência.
O discípulo é forçado a só aprender se viver. E ele não precisa termedo da vida, pois é na vida que ele vai seguir a Vida.
No caminho do discípulo o mar se encapela, as ondas se levantam, e osventos sopram. Por isto, o discípulo muitas vezes tem medo, grita, vêcoisas, interpreta-as errado—É um fantasma!
Seguindo a Jesus o discípulo está sempre seguro, mesmo quando pede oque não deve; e, mesmo quando muitas vezes deseja o que lhe faz mal.
No caminho ele vê demônios saírem e não saírem; julga e é julgado; eaprende que não pode julgar; se afoga; é erguido; e caminha sobra aságuas; vê maravilhas, encara horrores... Mas adiante dele está Jesus!
Para se ser um discípulo de Jesus a pessoa tem que ficar sabendo que oEvangelho não são quatro livros acerca do que aconteceu entre Jesus ealguns homens e mulheres, há muito tempo atrás.
Para se ser um discípulo de Jesus a pessoa tem que ficar sabendo que oEvangelho está acontecendo hoje, do mesmo modo, na vida dele. Eprecisa saber que as coisas escritas no Evangelho são apenas para agente ficar sabendo como é que acontece na nossa própria vida.
O Evangelho só é Evangelho se for vivido hoje. Não com a pretensão dedizer que seremos como Jesus. Mas pelo menos com a declaração de queseremos como os discípulos; e que adiante de nós, de todos nós, está oSenhor.
Pense nisto!
Ora, é simples e terrível; e é tão terrível justamente porque é tãosimples; e gera tanto esforço justamente por isto; pois nada há tãodifícil quanto a simplicidade, nem que demande mais esforço quedescansar no descanso.
A tendência natural da alma humana é para oferecer os mesmossacrifícios de produção própria de Caim. Em Caim nasceu a religião. Eé no espírito da oferenda auto-justificada de Caim que ela épraticada.
É difícil não oferecer nada a Deus. É muito difícil apenas confiar queo sangue de outro cobriu você. É loucura para os gregos eintelectuais; é escândalo para os judeus e todos os religiosos.
Para ser discípulo de Jesus a pessoa tem que renunciar o "si-mesmo".Ora, isto significa desistir de si mesmo como "produção" de algo quecomova Deus.
Negar a "si-mesmo" é abandonar a presunção da persona.
Negar a si mesmo é o que se tem que fazer para que o 'eu' sejaalcançado, e, em seu estado mais verdadeiro, possa ser atingido peloamor de Deus.
Negar a si mesmo é deixar toda justiça própria e descansar na justiçade Deus; que antes de tudo é justiça justificadora.
Negar a si mesmo é abandonar a presunção de agradar a Deus pela imageme pelas produções próprias.
Quem quer negar-se a si mesmo?
Se alguém quiser, então, tome a sua cruz. Cruz? Que cruz? Ora, aúnica. A minha cruz será sempre me gloriar na Cruz.
Alguém diz: Mas não sobrou nenhum sacrifício para mim?
O sacrifício é aceitar que o Sacrifício foi feito e consumado.
Alguém pensa que isto é fácil?
Tente!
Sim, tente apenas e tão somente confiar que está pago e feito.
Tente crer que Jesus é suficiente, não como chefe de religião, mascomo o Cordeiro que tira o pecado do mundo todo.
Tente rejeitar todo pensamento de auto-justificação toda vez que vocêse vir tentado a se explicar para Deus e para os homens.
Tente apenas confiar na única Cruz, e, assim, levar a sua cruz, que éandar pela fé, nunca tendo justiça própria, senão a que vem de Deus.
Tente, e você verá como todos os seus sentidos se revoltarão, e comotodos os seus instintos se eriçarão, e você se sentirá inseguro, comose a Lei do Reino fosse a da Sobrevivência dos mais Aptos.
Sim, porque nos sentimos seguros no sacrifício de Caim, embora elenada realize diante de Deus. E nos sentimos muito inseguros na hora depraticar na vida o sacrifício de Abel.
Jesus disse "Está Consumado". E a nossa alma, em si mesma, pergunta:"O que mais eu devo fazer?"
Jesus terá que repetir Seu sacrifício todos os dias outra vez? Outerei eu de oferecer alguma coisa a mais?
Ora, se a pessoa consegue desistir do "si-mesmo", e tomar a sua cruz,então, Jesus diz que esse tal vai poder segui-Lo.
"Segue-me"—é o convite.
E aí? O que acontece? Fica tudo resolvido?
É claro! Está tudo resolvido; eu, agora, é que preciso aprender ausufruir o que já está consumado. Assim, tendo já tudo consumado emmeu favor, caminho para experimentar o que já está feito e pronto.
E como é esse caminho? Como se faz para seguir Jesus?
Ora, ande após Ele como Pedro....e os outros.
O discípulo é um ser em disciplina. Disciplina é o que o discípulo vaiaprender.
Que disciplina? A dos centuriões?
É claro que não. A disciplina que o discípulo vai aprender é amor.
Assim, no caminho, o discípulo cai, levanta, chora, questiona, seoferece para o que não deve, ambiciona ser maior, menor, mais amado,mais crido, mais usado, mais devotado, mais, mais... ; e, então, vaiaprender enquanto cai, enquanto erra, enquanto sugere equivocadamente,enquanto acerta, enquanto nega, enquanto corta orelhas, enquanto querfazer fogo cair do céu, e enquanto pensa que sabe, sem nada saber.
O caminho do discípulo é igual ao caminho dos discípulos no Evangelho,e acontece do mesmo modo; e só será discipulado se for igualmenteacidentado, exposto, aberto, equivocado, humilde, capaz de aceitar arepreensão do amor, e apto a aprender sempre sem jamais acreditar quese terminou qualquer coisa antes que se ouça: "Vem, servo bom e fiel;entra no gozo do teu Senhor".
O caminho do discípulo não está escrito em manuais e nem em cartilhasde igreja.
O caminho do discípulo é todo o chão da existência.
O discípulo é forçado a só aprender se viver. E ele não precisa termedo da vida, pois é na vida que ele vai seguir a Vida.
No caminho do discípulo o mar se encapela, as ondas se levantam, e osventos sopram. Por isto, o discípulo muitas vezes tem medo, grita, vêcoisas, interpreta-as errado—É um fantasma!
Seguindo a Jesus o discípulo está sempre seguro, mesmo quando pede oque não deve; e, mesmo quando muitas vezes deseja o que lhe faz mal.
No caminho ele vê demônios saírem e não saírem; julga e é julgado; eaprende que não pode julgar; se afoga; é erguido; e caminha sobra aságuas; vê maravilhas, encara horrores... Mas adiante dele está Jesus!
Para se ser um discípulo de Jesus a pessoa tem que ficar sabendo que oEvangelho não são quatro livros acerca do que aconteceu entre Jesus ealguns homens e mulheres, há muito tempo atrás.
Para se ser um discípulo de Jesus a pessoa tem que ficar sabendo que oEvangelho está acontecendo hoje, do mesmo modo, na vida dele. Eprecisa saber que as coisas escritas no Evangelho são apenas para agente ficar sabendo como é que acontece na nossa própria vida.
O Evangelho só é Evangelho se for vivido hoje. Não com a pretensão dedizer que seremos como Jesus. Mas pelo menos com a declaração de queseremos como os discípulos; e que adiante de nós, de todos nós, está oSenhor.
Pense nisto!
Sim Jú é realmente complicado descansar nesse sacrifício apenas!!Vou pensar mais sobre
ResponderExcluirisso!!!vlw
bem, só a foto q nao combinou muito com o significado do texto q é tão lindo.
ResponderExcluirmuito lido este texto, que e uma verdade, sem duvida....
ResponderExcluirestou conhecendo mais a respeito de ser discipulo.... e facil e dific\il ao mesmo tempo...